Sem categoria

Mensagem de Boas Festas

Senhora dos Remédios

Mãe do Nosso Povo, Estrela Maior da Nossa Freguesia

É no terceiro fim-de-semana de setembro, que se realiza, na Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios, no concelho de Povoação, as grandes festividades em honra da Mãe, e, Estrela Maior do Nosso Povo e, da Freguesia, a  SENHORA DOS REMÉDIOS.

É uma festa centenária, onde se diz, que o primeiro ano que se realizou a procissão foi em 1892.

O dia maior das festividades, é no domingo, onde celebra-se a missa festiva em memória da Mãe de Jesus Cristo, em que participam um grande número de crentes e, na tarde do mesmo dia, também participam muitos fiéis no cumprimento de promessas ou, simplesmente, num ato de fé, com o cortejo processional, onde sai a grande SENHORA DOS REMÉDIOS, a saudar os seus filhos.

O Povo da Freguesia, nestes dias unem-se em redor da sua crença à SENHORA DOS REMÉDIOS, chamam as suas famílias e, amigos a vir passar estes dias, principalmente no domingo, nas suas casas. Umas horas, antes de sair a procissão, os vizinhos, amigos e familiares, de uma forma soberba, ornamentam e, decoram as ruas, as varandas das casas, para que a Estrela Maior da Freguesia, SENHORA DOS REMÉDIOS, passe e, saúde os seus diletos filhos.

É nesta altura do ano que muitos dos nossos emigrantes, onde se incluem familiares e amigos, nos visitam a fim de acompanharem a Imagem, agradecerem por graças recebidas ou tão só, para acalmar as saudades.

Muitos deles, decerto a maioria, emigraram, em meados do séc. XX, devido às condições que o nosso país oferecia então, à procura de um futuro promissor para si e, para os seus. Por vezes, fazem-se acompanhar das suas gerações tentando-lhes incutir algum conhecimento sobre a Terra que nunca deixaram de amar.

Nós que cá estamos, vivemos estas festas com emoção. E, é também à Senhora que revivemos em mais um ano de Vida e, a quem pedimos saúde para nós e para os nossos. A nossa Freguesia engala-se para os que aqui vivem e, para os que nos visitam eleva-se com o reencontro das suas gentes. Sejam Bem-vindos, caros conterrâneos emigrantes!

Boas festas para toda a nossa gente e, que a SENHORA DOS REMÉDIOS nos dei a todos a sua Graça!

 NSR, Setembro 2018
Junta de Freguesia Nossa Senhora dos Remédios
António Medeiros / Emanuel Ponte / Paula Mendonça

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of