Instituições e Associações

Mordomia do Divino Espírito Santo da Lomba do Loução

Não se sabe ao certo em que ano teve início o culto ao Divino Espírito Santo na Lomba do Loução, devido à inexistência de fontes historiográficas. É provável que o mesmo remonte aos primeiros séculos de vida desta comunidade.

Até 1993, as lides da mordomia realizava-se na própria casa dos mordomos. A partir do ano seguinte, de 1994, e até à atualidade, estas passaram-se a realizar no Centro Social e Paroquial e Casa das Mordomias da Lomba do Loução, que alberga também a sede da mordomia.

A secular Coroa grande, de prata portuguesa sem marca e com grande valor artístico, constitui a jóia maior da mordomia, sendo que a sua conservação constituiu uma das nossas principais preocupações.

Nos últimos anos os seus mordomos (Kevin Miguel Vieira e seus pais – Isidoro e Graça Vieira) têm conseguido manter essa tradição viva, com certo dinamismo, apesar das vicissitudes sociais e económicas que a todos nós, loucenses, nos afetam.

ATIVIDADES:
Nos dias que correm fala-se muito sobre o culto ao Espírito Santo nos Açores, mas é importante saber como é que cá chegou e se propagou. E sentindo a necessidade de levar este conhecimento até vós, convidamos a Professora Doutora Maria Margarida Vaz do Rego Machado – docente de História na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores e com ligações familiares à nossa freguesia – a proferir a palestra “O culto ao Espírito Santo nos primórdios do Povoamento”, que terá lugar no próximo dia 11 de maio, pelas 21h00, na sede da Junta de Freguesia.

Mordomia do Divino Espírito Santo da Lomba do Alcaide

Mordomia de São João

As Festas de São João, é uma festa popular céntenaria que é realizada no mês de junho de cada ano.

Estas festas realizam-se nomeadamento no Largo junto á igreja e realizan-se de sexta a segunda sendo o seu ponto forto a parte relegiosa, o desfilo e as atuacões das marchas populares.

As festas de São João é uma festa que tenta manter as tradições desde a tradicional ditribuições das pensões aos jogos tradicionais.

Esta Festas são organizadas por mordomos (Nelson Medeiros e Emanuel Silva), juntamento com um grande grupo de pessoas que ajudam na elaboração da Festa.

O recito da Festa é ornamentado com balões, bandeiras e efeitos elosivos ás festas.

Os serões são animados com grupos musicais e tradicionais.

Grupo Motard Unidos Pelas Motas

Irmandade de São José

Filarmónica União e Amizade

Associação Cultural e Desportiva de Nossa Senhora dos Remédios

Casa Alcadense

Grupo de Romeiros