Localização

Nossa Senhora dos Remédios é uma freguesia portuguesa do concelho da Povoação, ilha de São Miguel, Açores, com 12,66 km² de área e 1 112 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 87,8 hab/km². Localiza-se a uma latitude 37 Norte e a uma longitude 27 Oeste, estando a uma altitude de 70 metros.

É uma freguesia rural sobranceira à vila da Povoação, ocupando duas das típicas “lombas” (Lomba do Loução e Lomba do Alcaide) que irradiando da vila se prolongam para o interior da ilha. Foi uma zona de produção de trigo, estando hoje as terras quase inteiramente dedicadas à pastagem para o gado leiteiro

O ponto central da Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios fica situado nas seguintes coordenadas Y=4182354,91520 e X=656809,22198 usando sistema de Coordenadas UTM/Fuso Z6 e Datum S. Braz. A figura apresenta a referência geográfica da freguesia de N.ª Senhora dos Remédios.

População

De acordo com os censos de 2011, a população residente na Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios foi de 1.112 habitantes, sendo 541 homens, e 571 mulheres, e em 2001 foi de 1072 habitantes, tendo havido um crescimento de 40 habitantes nesses dois períodos.

A Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios (a freguesia mais recente, do concelho) tem vindo sempre a perder população desde 1960 (2071 hab.) até 2001 (1072 habitantes), mas de acordo com os censos de 2011 a população aumentou, face ao censo anterior. Cenário que não aconteceu nas restantes freguesias do concelho, que perdeu população residente.

A taxa de desemprego, na Freguesia de N.ª Senhora dos Remédios de acordo com o último censo é de 9,66%, a mais baixa das restantes freguesias e da média do concelho (11,13%).

A maioria da população de N.ª Senhora dos Remédios está empregada ao sector terciário, seguida o secundário. O setor primário de acordo com último censo tem vindo a perder peso face ao setor secundário. De acordo com os censos de 2001, estavam muito próximos, os dois setores.

A taxa de analfabetismo é de 5.76%, face à população residente, apresenta a mais baixa face às restantes freguesias e média do concelho (7.33%).

Topónimos (Lomba do Loução e Lomba do Alcaide)

A origem dos topónimos das Lombas de Loução e do Alcaide derivam do facto de serem locais de residência dos primeiros moradores daqueles espaços, isto durante os primeiros tempos do povoamento da Ilha de S. Miguel.

No caso da Lomba do Loução, o nome surge por ali viver um indivíduo de nome João Loução e que lá tinha a sua casa e terras, no entanto há conhecimento que era casado e que deixou vários descendentes. Sabe-se também que este povoador fez, numa das enseadas da bacia da Povoação, numa caravela com madeiras colhidas naquela zona da ilha.

No que diz respeito à Lomba do Alcaide, a origem do topónimo assenta no facto de afixarem a residência dos Alcaides da Vila, os Ferreira do Azevedo, no séc. XVII, detentores da Alcadaria deste local.